Dúvida: Como proceder quando o pai ajuda companheiro da filha?

Moro com meus pais e meu companheiro. Meu pai pegou dois empréstimos para meu companheiro. O primeiro, para aquisição de um carro, e o segundo, para manutençao do mesmo. Como meu pai deve declarar esse empréstimo? Meu marido deve declarar o carro, mesmo que os rendimentos dele não cheguem ao valor para a declaração? (Fabiana Carvalho).

Segundo o consultor tributário Jorge Lobão, do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), o pai do contribuinte deve declarar a obtenção do empréstimo preenchendo a ficha de “Dívidas e Ônus Reais”, indicando as instituições em que obteve os empréstimos e os saldos devedores em 31/12/2009. Alémd isso, deve informar na ficha de “Pagamentos e Doações” o empréstimo ou a doação feita ao companheiro do contribuinte, indicando, além do valor e as condições de pagamento, se for empréstimo, o nome e o CPF do beneficiário. Se o companheiro do contribuinte preencher as condições que obrigam a apresentar a declaração, ele deverá informar, na ficha de “Bens e Direitos”, o veículo adquirido, assim como as condições que obteve para a compra desse bem, se por doação ou empréstimo. Neste segundo caso, ele deve preencher na ficha de “Dívidas e Ônus Reais” o saldo devedor em 31/12/2009.

Fonte: Extra Online

Categoria(s): Dicas

Se você gostou desse post ou tem alguma dúvida relacionada ao texto, deixe um comentário ou assine nosso feed e receba futuros posts e artigos em seu leitor de feed.

Deixe um comentário

(Obrigatorio)

(Obrigatorio)